terça-feira, 3 de agosto de 2010

AFINIDADE X PREFERÊNCIA

Bom gostaria de poder explicar ou me expressar melhor, pois bem dizem que a gente tem preferência por um filho ou filha e eu digo que é afinidade, peguei o conceito no dicionário conforme segue:

Conceito segundo Michaells - on line para afinidade e preferência: (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=prefer%EAncia&CP=136275&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=50)

a.fi.ni.da.de
sm (lat affinitate) 1 Qualidade de afim. 2 Parentesco que um cônjuge contrai com a família do outro cônjuge. 3 Conformidade, conexão, relação, semelhança.

pre.fe.rên.cia
sf (lat praeferentia) 1 Ação ou efeito de preferir uma pessoa ou coisa a outra; predileção. 2 Manifestação de agrado, atenção ou distinção relativamente a alguém.

Tento explicar para pessoas que não tenho preferência por um dos meus filhos, mas que sim tenho afinidade, Alice é minha companheira para ir no shopping, ver revistas (já que ela ainda não sabe ler), escolher coisas para casa, brincar de bonecas e fazer algumas tarefas de casa, já o Matheus tem afinidades com o pai, como ver motos, carros, jogar bola entre outras coisa. Claro que jogo bola, brinco de carrinho e tudo mais, mas a brincadeira rola muito melhor entre pai e filho, assim como quando Alice brinca de polly com o pai, as bonecas quase não falam e não trocam muito de roupa.
Mas isso não quer dizer que tenho preferência pela Alice e amo menos o Matheus, se fosse ver por outro angulo então poderia se dizer que é o contrário já que o Matheus eu posso abraçar, beijar, afofar que ele adora, e pede cada vez mais ficamos vários minutos na cama um olhando para o outro em um momento mágico e único todos os dias, mas se eu for fazer isso com a Alice não rola, no máximo um beijo, ela não é chegada a ficar grudada. E assim continuo dizendo que NÃO tenho preferência por um ou outro e sim mais afinidades em determinados momentos.
Uma luz por favor, para assim poder explicar ou tentar....que sabe pegam menos no meu pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário